A Medicina Dentária dedica-se à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças dos dentes e das suas estruturas de suporte.
É no âmbito da Medicina Dentária que são tratados problemas de saúde oral como:
Na área da Medicina Dentária, os tratamentos necessários podem abranger várias áreas desta especialidade de medicina, como:
O importante é sempre marcar consulta para ser devidamente acompanhado, aconselhado e tratado.
O especialista responsável por esta área é o Dr. Nuno Melo.
Cada caso é sempre único...
Na CIS os nossos e novos Pacientes fazem sempre uma primeira Consulta de Avaliação, durante a qual será feito um diagnóstico que irá de encontro à melhor solução para o seu caso.
No fim, ser-lhe-á entregue um Plano de Tratamento com os respetivos valores, podendo adaptar às suas necessidades.
As urgências surgem sempre quando menos esperamos...
Na CIS conta com uma equipa pronta a dar resposta a estas situações.
Esta área da Medicina Dentária é a responsável pela restauração de dentes com cárie, com alterações de forma ou de coloração e pela resolução de fraturas, restituindo, deste modo, a sua aparência original e eliminação da dor de dentes.
A Dentisteria devolve
ao paciente um sorriso saudável e bonito, contribuindo para um
incremento da estética, autoconfiança e envolvimento social.
A Implantologia é uma área da Medicina Dentária que visa reabilitar a falta de um ou mais dentes através da colocação de Implantes Dentários.
A ausência total ou
parcial de dentes tem um enorme impacto na nossa qualidade de vida,
comprometendo a função e a estética, com consequências graves para a
saúde física e mental. Ao contrário das próteses removíveis, que
geram algum desconforto e falta de confiança, principalmente a nível
social, os implantes dentários apresentam inúmeras vantagens: não só
do ponto de vista funcional e estético, mas também ao nível da
autoconfiança do paciente.
Produzidos em titânio,
um metal biocompatível com os tecidos humanos, os implantes
dentários funcionam como raízes artificiais sobre as quais são
colocadas coroas unitárias ou pontes fixas totais ou parciais, as
quais substituem, com elevado grau de perfeição, a dentição natural.
A Periodontologia ou periodontia é uma especialidade da Medicina Dentária que se ocupa da prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças periodontais. Dividem-se em dois grandes grupos: a gengivite (inflamação das gengivas) e a periodontite.
Não sendo
atempadamente diagnosticada e tratada, a inflamação das gengivas
evolui e acaba por se tornar num problema mais grave e complexo: a
periodontite. A perda de osso torna-se irreversível, os dentes
começam a abanar, acabando mesmo por cair. O stress, o
tabagismo, fatores genéticos ou doenças como a diabetes, entre
outros, são fatores de risco no aparecimento da periodontite.
A periodontite afeta
grande parte da população e é responsável pela maior parte da perda
de dentes em doentes adultos.
Esta área é uma das mais abrangentes da Medicina Dentária. Aqui, dedicamo-nos à prevenção, diagnóstico e tratamento de alterações, lesões e de patologias orais.
A Cirurgia Oral é responsável por todos os atos cirúrgicos relacionados com as extrações de dentes, que apresentem impossibilidade de manutenção na cavidade oral, nomeadamente dentes com cáries muito extensas e não restauráveis, dentes sem suporte ósseo, dentes inclusos, extração de dentes do siso, entre outros.
A Prostodontia é a área da Medicina Dentária que permite a substituição de dentes perdidos, restituindo a função, saúde e estética através de próteses dentárias. Os dentes perdidos podem ser substituídos utilizando próteses dentárias fixas ou próteses dentárias removíveis sobre dentes ou sobre implantes. De uma forma geral, a prótese fixa é uma solução preferível à prótese parcial removível ou à prótese total removível, não só pela estética e função, mas também pelo conforto que oferece.
A Endodontia é a especialidade da Medicina Dentária dirigida ao tratamento de patologias da polpa (vulgarmente designada por nervo).
A polpa dentária localiza-se no interior do dente e está rodeada pelo tecido duro – a dentina –, sendo responsável pela nutrição e sensibilidade nos dentes, através dos vasos sanguíneos e nervos que a constituem.
As lesões da polpa dentária podem ter na sua origem traumatismos, fraturas ou cáries profundas e podem provocar sensibilidade nos dentes e abcessos na gengiva. Entre os sintomas indicativos de uma infeção dentária incluem-se dor espontânea, o prolongamento da sensibilidade nos dentes expostos ao frio e/ou ao calor e o desconforto ao toque e mastigação, sendo que, de entre os sinais mais comuns, se pode incluir a presença de abcesso na gengiva ou fístula (pequena bolha de pus na gengiva).
É de pequenino que se começa a aprender…
A Odontopediatria é a especialidade da Medicina Dentária exclusivamente dedicada à manutenção da saúde oral de crianças, adolescentes e pacientes com necessidades especiais.
O dentista atua na prevenção da patologia oral, uma vez que o acompanhamento do desenvolvimento dos chamados “dentes de leite” é fundamental, não só para assegurar corretas funções fonéticas e de mastigação, como também, principalmente, para diagnosticar e prevenir precocemente potenciais problemas, garantindo uma dentição definitiva saudável.
Na área da Medicina Oral, dedicamo-nos à prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas patologias da cavidade oral, que podem afetar os tecidos moles (gengivas e mucosas), lábios, língua, garganta e pescoço.
Vários fatores podem causar efeitos que levam ao desgaste da nossa boca, tais como determinados tipos de medicação e outras manifestações resultantes de doenças sistémicas ou autoimunes.
Algumas das patologias que afetam a cavidade oral, apesar de benignas, são bastante incomodativas e dolorosas, exigindo tratamento específico. Por outro lado, podem ser sinais de situações mais complexas e/ou potencialmente malignas, onde o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.
Sempre que se justifique serão utilizados diversos meios auxiliares de diagnóstico, onde se incluem as biópsias.
Esta área é fundamental na Medicina Dentária: é responsável pelo diagnóstico, prevenção e terapêutica de doenças orais, é também determinante na manutenção dos tratamentos efetuados nas outras especialidades, que requerem uma adequada limpeza dentária através da destartarização.
Para além do rastreio da cárie, doenças das gengivas ou outras, nesta consulta é também realizada a remoção do tártaro e da placa bacteriana através de uma Destartarização e Profilaxia, vulgarmente designada por limpeza dentária.
Para além da destartarização, um dos principais objetivos das consultas de Higiene Oral consiste na educação e promoção de bons hábitos de higiene oral. Manter os cuidados de higiene oral recomendados, permite eliminar eficazmente os resíduos de alimentos que se vão acumulando nos dentes e nas gengivas. Estes cuidados visam uma ótima limpeza dentária através de uma correta escovagem (pelo menos duas vezes ao dia), da utilização de fio dentário e/ou escovilhões, bem como da utilização de elixires ou colutórios.
As visitas devem ser regulares, no mínimo de seis em seis meses, de forma a garantir um sorriso duradouro e saudável.
Os meios de Imagiologia permitem elevar a qualidade e rapidez no diagnóstico, possibilitando realizar o planeamento dos tratamentos de forma rigorosa e previsível.
Importante no planeamento de tratamentos e no seu controlo, avaliação de dentes ausentes, nível de erupção dentária (avaliação do desenvolvimento dos gérmenes dentários dos dentes permanentes), agenesias (falta de dentes), linhas de fraturas ósseas, posição de terceiros molares (dentes de siso), entre outros.
Estudo da articulação temporomandibular (por exemplo: diagnóstico de artroses ou luxações).
Importante no estudo da idade óssea e do crescimento nas crianças.
Exame fundamental na área de Implantologia. Com a informação adquirida, é possível ana-lisar a volumetria óssea dos pacientes e estudar qual a zona mais indicada para colocação dos implantes dentários, bem como a densidade óssea na zona da intervenção. Pelas suas características, a Tomografia é utilizada para um conjunto de outros procedimentos para além da área de Implantologia, como por exemplo no estudo das dimensões de patologias, relação dos dentes ou lesão com as estruturas nobres, planeamento de extração de dentes inclusos, observação de lesões ou fraturas dentárias, planeamento de tratamento endodônti-co em casos complexos, etc.
Este procedimento, permite-nos saber antecipadamente que implantes colocar e quais as suas localizações e respetivos trajetos, para que no dia da cirurgia, resulte numa interven-ção menos demorada e mais confortável para o paciente.
Cuidados de saúde de excelência, através de uma equipa multidisciplinar, tendo por base o rigor, dedicação e experiência adquiridas ao longo de muitos anos de prática clinica.
Clínica Integrada de Setúbal
Largo Jesus 15 1° andar
2900-499 Setúbal
E-Mail: geral@clinicaintegradadesetubal.pt
Telemóvel: 969 880 315
Chamada para rede móvel nacional
Telefone: 265 523 268
Chamada para rede fixa nacional
Horário:
Segunda-feira a Sexta-feira
9h30 - 13h00, 14h30-19h30
© 2024 Clínica Integrada de Setúbal. Website por M de Milho